por Otto Cerqueira Comentários


Perfil do Batman?


 O Orkut é simplesmente uma febre brasileira. Se já era na época que precisava de convite para poder entrar, isso só aumentou quando em 2006 foi aberto para todo o público.

De qualquer forma mesmo após ter sido adquirido pela Google o desenvolvimento do Orkut continua lento, quase parando. Tanto que o “beta” virou marca do nome. Parece que agora eles resolveram levar a rede social mais a sério e desenvolveram uma nova interface. Vamos listar as cinco principais qualidades dessa nova versão:


(Clique para abrir em nova aba)

1.    Menus mais práticos.
2.    Visual clean com possibilidade de mudança de cor.
3.    Agora é possível comentar direto do seu perfil em recados, mensagens, fotos e vídeos através das atualizações.
4.    Facilidade de encontrar amigos e comunidades com a barra de scroll.
5.    Ver fotos e vídeos ficou muito melhor:

Fotos



Vídeos



Mas como nada é perfeito...

1.    Nenhuma mudança nas comunidades.
2.    Sumiram os links de navegação do topo, como comunidades e amigos, ficando apenas “início” e “perfil”. Mas felizmente os links para recados, fotos e vídeos ainda se encontram lá, sob uma lista dropdown no nome do Orkut.
3.    Uma barra desnecessária com serviços da Google que piora o visual.
4.    Os perfis ficam comprimidos e é necessário clicar em “+” para vê-lo completo, além disso, as outras informações pessoais não mudaram nada.
5.    Um tremendo FLOOD de atualizações de amigos. É possível tirá-los, no entanto, fica um visual vazio e sem graça.

Sinceramente o novo Orkut não é assim grande coisa. Faltou inovação. A esperta da Google fez uma tremenda jogada de marketing em cima dele. Com a besteira de ser necessários convites para a nova versão, ela chamou a atenção do público para uma falsa necessidade de tê-lo, prevenindo-se assim de ter que arcar com o desgosto dos usuários caso mudassem abruptamente e eles não gostassem.

A interface é limpa e elegante, mas também não passa de uma cópia de Facebook mais Twitter. Facebook porque é a cara dele; Twitter porque agora se comenta em comentários e, assim como o Youtube, a navegação por páginas (anterior, próximo) foi substituída por um campo “Ver mais...” infinitamente expansível.

De qualquer forma o novo Orkut ainda tem o beta em seu nome, ou seja, vai melhorar. Uma coisa que gostei da parte da Google é que - para que tem o novo Orkut – apareceu um campo para que enviássemos nossa opinião quanto ao serviço. O lag que tinha no novo Orkut também está sumido agora.

3 convites sobrando!

Como viram na imagem eu tenho 3 convites para o novo Orkut. Se você está ancioso em testá-lo complete a frase “Eu gostaria que a Infopix falasse sobre...”. Os três primeiros ou mais criativos serão convidados para o novo Orkut.

Atenção: No campo de e-mail coloque um e-mail que eu posso encontrá-lo no Orkut. É necessário estar na lista de amigos para enviar convites, então irei adicionar somente para enviar o convite, ok?

Dica

Uma excelente dica para os usuários do Firefox é complementar o Orkut com a extensão Orkut Manager que adiciona diversas funções essenciais que deveriam ter marcado presença no novo Orkut. Entre elas:
  • Quote nas comunidades.
  • Menu de formatação de textos.
  • Assinatura.
  • Sair de várias comunidades simultaneamente.
  • E mais.
Para quem quiser:

Clique aqui para testá-lo no antigo Orkut.

Eles estão atualmente trabalhando numa versão para o novo orkut, apesar de eu estar usando uma versão mais antiga totalmente compatível. Pena que as vesões anteriores foram tiradas do ar.