por Cesar Comentários



Uma horda de zumbis tenta atrevessar o jardim para entrar na sua casa e devorar seu cérebro. Se fosse ser resumido desta forma, Plants vs Zombies seria apenas mais um game em que o jogador deve lutar pela sobrevivência contra zumbis representados da forma mais clichê possível.

Mas ao contrário do que se imagina, o game é uma grande surpresa para quem gosta de jogos casuais no PC, a começar pelo título, que sugere uma batalha improvável entre plantas e mortos-vivos. O game todo se passa no jardim lá de casa, e munido de algumas sementes o desafio á plantar um verdadeiro exército de girassóis, chuchus, abóboras e hortaliças para impedir que a propriedade seja invadida, numa clara inspiração do conceito de tower defense.

Do outro lado, zumbis de toda espécie tentarão chegar até você violando a privacidade, pisando na grama e devorando suas plantas sem se importar se estão temperadas ou não. E o melhor é que tudo isso acaba sendo muito engraçado, já que estas temidas criaturas estão cômicas demais, com os olhos arregalados e os passos tortos. Além disso, cada zumbi pode surgir com algum acessório inusitado, como um balde ou um cone para proteger a cabeça, uma bóia em forma de pato e até um uniforme de futebol americano.



Não bastasse o game ser viciante só com estes elementos, a equipe da PopCap Games não conteve a criatividade e desenvolveu diversos outros elementos para tornar este universo mais rico, como o seu vizinho Crazy Dave, que vende uma série de itens escondidos no porta malas do carro, ou a árvore da sabedoria que dá dicas valiosas sobre o game conforme você a alimenta com adubo. Também existem diversos tipos de mini games e desafios para o jogador ganhar mais dinheiro e habilitar novas áreas, mas isto é surpresa para quem for desbravando os níveis de dificuldade.

O som também é uma atração à parte e se encaixou perfeitamente na ambientação do jogo e no seu ritmo. Os efeitos sonoros também são dignos de atenção, como no momento em que um zumbi come um alho, nos resmungos que eles entoam enquanto caminham vagarosamente ou ainda quando o zumbi atleta salta por cima de uma planta com a vara.

Em resumo, a criatividade, as referências de jogos de tabuleiro e card games, jogabilidade dinâmica e ativa e talvez o mais importante, uma releitura cômica dos zumbis como conhecemos, são aspectos que fazem de Plants vs Zombies um game indispensável para quem quer se divertir horrores no PC!