por Otto Cerqueira 1 comentários


Arnold Schwarzenegger, Britney Spears, Elijah Wood (Frodo do Senhor dos Anéis), Emma Watson (Hermione do Harry Potter), George Lucas, Mariah Carey, Neil Gaiman (grande quadrinista), Paulo Coelho, Barack Obama e mais uma enorme lista de famosos aderiram a moda do Twitter.

Mas o quê é Twitter?

O Twitter é o lar dos microblogs. Uma rede social que está crescendo com força tremenda. Twitter vem do inglês, significa "Gorjear", por isso o mascote é este passarinho azul.

O que se faz no Twitter?

Sabe aquele ditado "Um passarinho me contou" ? Pois é, quem o fez parecia ter em mente o Twitter. O Twitter é uma rede social onde você escreve mensagens curtas, de até 140 caracteres, para que aqueles que o estão seguido verem. Você também pode segui-los, e ter as novidades do seu dia.

As pessoas usam o Twitter pra diversos fins. Alguns seguem o "What are you doing?" (O que você está fazendo, slogan do Twitter) radicalmente e passam o dia falando o que estão fazendo, o que não é recomendável. Outros usam o Twitter como uma fonte de entretenimento, conversando com os amigos. Há os mais criativos, como a padaria britânica que avisa quando novos pães quentinhos estão prontos. E como o Twitter pode ser seguido via celular, torna-se uma boa facilidade.

No caso da Infopix, nosso espaço Twitter servirá como "Casa das Notícias Resumidas". Há um novo campo do lado direito, o "News: Twitter", onde haverá sempre notícias quentinhas do mundo gamer e/ou da informática. O responsável pelas news é o grande Pyro DarkNicto. Um salve para ele!

Esse Twitter faz mesmo sucesso? Por que eu nunca ouvi falar?

Sucesso é o que define o Twitter. Infelizmente, o Brasil está habituado a redes sociais mais atrasadas. Sim, isto é uma indireta para o Orkut. O Orkut é sustentado praticamente pelo Brasil. Eram tantos brasileiros que os gringos decidiram fugir. Somos agora pouco mais de 60% da população do orkut. O rank de popularidade do Google (que serve pra medir o tráfego no site), coloca o orkut na posição nº 116. O Twitter é o número 36. Claro, quanto mais perto do 1º lugar, melhor.

Isso não acontece só com o Twitter. O Facebook é a mais famosa rede social que existe. É o 4º no rank de popularidade. O motivo é que ele é um orkut internacional. O Brasil está no orkut, todo o resto está no Facebook. Por quê? Simples, o Facebook é muito melhor que o orkut. Sabe aquele campinho de mostrar amigos online no orkut? Pois é, isso existe há milênios no Facebook, que tem novidades mais interessantes também.

O MySpace é a rede social que mais tem recursos. É o número 10 no rank de popularidade. É a rede social preferida dos músicos, mas não acho que dê muito certo aqui no Brasil graças a sua liberdade de personalização de páginas, que podem criar certa confusão ao criar perfis. Alguns, por outro lado, são viciados em personalização e lotam seu MySpace de coisas, o que deixa o carregamento lerdo. Apesar de ser o décimo no rank de popularidade, era a maior rede social do mundo até pouco. Infelizmente, o MySpace Brasil, que sempre deu bons lucros, vai fechar as portas no dia 1º de julho devido dificuldades nos EUA.

Voltando ao Twitter, na televisão, diversos programas estão gorjeando. Até mesmo jornais como o da Band e o Jornal Hoje, da Globo, têm Twitter. O programa "Descarga", apresentado por Marcos Mion na MTV, foi o primeiro a colocar as mensagens do Twitter, ao vivo, criando uma grande interação com público. A Globo seguiu o mesmo caminho e vai colocar as mensagens do Twitter no rodapé da nova série (de apenas cinco episódios) Ger@l.com.

O mais engraçado de tudo isso é que o Twitter vai ter sua própria série de televisão. De acordo com o site da revista Variety - famosa no ramo de notícias de Hollywood -, o Twitter vai ter sua própria série estreada nos EUA, e terá como roteiro "pessoas comuns seguindo o rastro de celebridades, num roteiro competitivo e revolucionário".

Enfim, creio tê-los apresentados dignamente a essa grande ferramenta da internet. E fiquem ligados ao nosso Twitter. Siga-nos no Twitter!

One Response so far.

  1. Valeu pela citação, Otcho! \\o
    Povos, ainda to fazendo umas modificações, então considerem o Twitter do Infopix em estado Beta. Quem não tiver Twitter pode seguir pelo RSS, um ícone laranja com listras brancas ali em cima na barra de endereços ok?

    Ah sim, não é bom confiarem na barrinha do lado apenas^^ eu to filtrando muito as notícias, mas é provavel que elas andem razoavelmente rápidas.
    Saudações, os vejo no Twit o//

Deixe um comentário

- Utilize esse espaço para comentar e fazer pedidos.
- Não serão aceitas propagandas ou ofensas.
- Nós não fazemos upload dos jogos, apenas indicamos onde ele se encontra.
- Responderemos seu comentário na medida do possível.
- Nenhum homem é uma ilha. Seu comentário nos motiva a continuar, portanto, não seja tímido.