por Otto Cerqueira 31 comentários


Will Wright é sem sombra de dúvidas, um gênio. Primeiro foi co-fundador da desenvolvedora Maxis em 1997, dois anos depois surge com SimCity, um sucesso de inovação e venda. E quando ninguém esperava mais nada dele, eis que surgem os gigantes The Sims e Spore. O seu grande destaque ficou por conta de The Sims, que se tornou um dos games mais vendidos de todos os tempos.


Wright alcançou o sonho de todos os designers de games: ter sucesso com todos os públicos. E é fácil entender o porquê. Ele conseguiu chegar ao cerne de todos nós: a vida. Teve a idéia de um simulador da vida real onde o foco são nossos próprios cotidianos. Você cria o seu personagem com características e personalidade própria, compra uma casa, e está apto pra realizar desde suas necessidades básicas (comer, dormir, se divertir, conversar, etc.) até as mais avançadas como namorar, ter bons amigos e subir na vida. O sistema é totalmente interativo. Se quiser assistir TV, por exemplo, basta clicar na TV e selecionar a opção desejada.

A variedade de opções que o game fornece é simplesmente de cair o queixo. Se você estiver conversando sobre The Sims e alguém estiver perto, certamente vai acreditar que você está falando sobre sua vida de tão grande a riqueza de detalhes. O envolvimento com o jogo fica ainda melhor graças ao seu clima bem humorado, marca registrada da série.

Enfim, nove anos após o primeiro título, The Sims 3 finalmente chega para alívio dos fãs. E voltou prometendo uma mudança ainda maior que a transição de The Sims para The Sims 2.


A História de Sunset Valley


Antes de Bela Vista, havia Sunset Valley, fundada pela família Caixão e desenvolvida pela família Quero-Tudo-Que-É-Seu para ser uma cidade tranquila e pacífica. Mas quando chegam os Altos, com seus ideais urbanos, de que lado os moradores vão ficar?

Novidades


A principal diferença entre The Sims 3 e seus antecessores está na liberdade de sair de casa e passear pra qualquer canto da cidade. Você não vive mais em um casulo, o objetivo é abrir a porta e aproveitar ao máximo. Leia um livro na biblioteca, respire o ar puro do parque, pesque na lagoa, visite o teatro, relaxe no spa ou marque um piquenique romântico na praia.


Há também aqueles lugares que apesar de estarem disponíveis, não se pode ver o “sim” dentro dele, assim como acontece no trabalho e na escola. Apesar de não se poder bisbilhotar o que seu sim está fazendo, foi acrescentado um menu de opções que permite controlá-lo. No trabalho, algumas opções são Rotina Comum, Trabalhar Duro, Relaxar e Conversar com Parceiros; cada uma influência diretamente no seu desempenho no trabalho ou suas necessidades básicas.
Assim como você, a cidade é viva e evolui por si mesma. Você pode notar, por exemplo, que ao ligar para seu amigo ele já não esteja disponível para conversar, pois o felizardo foi promovido e está trabalhando em outro turno.



Simplesmente incrível. A equipe da Maxis deve ter torrado todos os neurônios para conseguir tamanha liberdade, sem loading. Exatamente, absolutamente nenhum carregamento ao transitar pela cidade de Sunset Valley. Em The Sims 2, por muitas vezes você desistia de sair de casa só por medo do carregamento. O game cumpriu sua promessa intrigante de não travar sua máquina porque toda a cidade está carregada, e, pelo contrário, roda mais leve que The Sims 2.


Os gráficos de The Sims 3 não são tão surpreendentes, e isto é bom. The Sims é um título para todos os públicos e por isso necessita tomar cuidado para que não sejam somente os computadores hardcores os capazes de rodá-lo. Digamos que alcançaram o balancete perfeito entre gráficos muito melhores (com cores fortes e vivas) que os de The Sims 2, e um jogo razoavelmente leve.

Os personagens estão mais reais, com mais curvas e delineações, além de um novo sistema de criação de personagens. O sim é totalmente personalizável, desde o contorno do olho ao tom exato do fio de cabelo. Finalmente os gordinhos fazem realmente parte do jogo, como também os mais musculosos. O dialeto dos sims continua tipicamente engraçado, e os sons são de ótima qualidade.



Uma ótima novidade no modo de personalização de objetos e roupas é o número praticamente infinito de combinações. A idéia foi simples e muito boa: mude o material de tudo. Tudo mesmo. Não gostou do tecido do sofá? Simples, troque-o pelo de sua camiseta. Crie um novo estilo ao dar a tonalidade do metal a sua calça. Faça seu próprio visual.


O game foi totalmente remodelado para trabalhar mais na personalidade de seus sims. Agora é ainda mais fácil criar um sim único. Ao criar um personagem você escolhe traços como tecnofóbico, esportivo, bravo, perfeccionista e cleptomaníaco, com base nisso será moldado um Desejo Para Vida Toda.


Mas nem tudo são flores

Muitos vêm reclamando de The Sims 3 pelas poucas opções de objetos, roupas ou a impossibilidade de se criar outra vila. Na verdade, isso talvez não possa ser considerada uma crítica. Cabelos, objetos, traços de personalidade, carros e muito mais estão disponíveis para compra na Sims Store; a ferramenta de criar uma nova vila, assim como o novo carro e outros bônus estão disponíveis gratuitamente para aqueles que têm o jogo original. Isso é uma ótima jogada de marketing, pois a pirataria lesa em bilhões de dólares o comércio. Nada mais justo então que prezar por meios alternativos de valorizar aqueles que dignamente compraram seus jogos e ao menos tentar diminuir a pirataria.

Vamos nos contentar então em apontar somente os verdadeiros pontos fracos.
  • Bebês mágicos?
A interação com os bebês ficaram bem estranhas. Para limpar um bebê basta jogá-lo para o alto, ele voltará limpinho.
  • Tem alguma coisa errada com os preços...
Como um carro pode ser mais caro que um estádio de futebol? Sem falar que comprar lotes não é algo que valha muito a pena. Você somente recebe aos domingos e levará certo tempo para você recuperar o que gastou e a partir de então ter algum lucro.
  • Compras?
O game tem uma novidade interessante chamada Eventos da Cidade. Pode ser um campeonato de xadrez a um desconto de 20% nas compras de verduras naquela semana. Mas, e quanto às compras de roupas? Não há. Todas as roupas estarão no seu armário.
  • Criação de personagem
Já não sei se essa parte é crítica ou pedir demais de minha parte, mas creio que The Sims 3 ainda podia dar mais opções ao criar personagens. Em The Sims 2 do Playstation 2 com qualquer camisa você escolhe se queria ela curta, média ou longa. E como não há como modificar seu sim após pronto, eu desejava ainda mais liberdade. Mais ou menos como o jogo online APB. Há aquelas que acham os personagens de Sims 3 bizarros, eles realmente podem ser, mas tudo depende do criador. O maior defeito na criação de personagens está há realmente minúscula quantidade de cabelos disponíveis.
  • Ainda precisa melhorar o relacionamento
Se a namorada de um sim o trair com outra mulher, você apenas perderá uns pontos de amizade? Acho que não. Também não há aquela habitual visita dos vizinhos para te saudar após a mudança. Os sims ainda são passivos demais na conversa, precisam de melhorias de inteligência artificial para que eles te surpreendam, e não só o contrário.
  • O caso do carro teleportador
Algo que nunca entendi nas premiações foi o mais elevado prêmio disponível: um teletransporte. Eu não cheguei a adquiri-lo, mas ele é totalmente dispensável. Os carros aparecem em qualquer lugar e atravessam a cidade a mil, fazendo curvas muito bruscas e até passando através de outros carros, para chegar quase no instante seguinte ao local desejado. Com tanta facilidade, para quê teletransporte?
  • Jogo fácil
The Sims 3 conta com inúmeras recompensas para te ajudar a subir na vida. São tantas que você rapidamente sobe na vida, e assim pode se cansar do jogo.
  • O Toque Wright
The Sims é quase um simulador de comédia. O clima, as cores brilhantes e os acontecimentos dão um tom bem humorado que acaba por seduzir ainda mais o jogador. No entanto, The Sims 3 poderia ter trabalhado mais nisso. Em The Sims 2 ao ir pro trabalho, por exemplo, poderia aparecer uma das famosas placas de promoção que misturavam lógica com comédia escrachada. De lhamas falantes a plantas carnívoras, tudo podia acontecer. The Sims 3 não há lobisomens, vampiros, ou extraterrestres, mas é possível controlar seu sim como fantasma e inclusive ter filhos. De qualquer forma a falta de coisas estranhas e ausência de cutscenes (primeiro beijo, casa nova, etc.), tiraram um pouco da essência de Will Wright.

  • Fluxo de Tempo Mal Trabalhado
O pior de todos os bugs. Não há grandes diferenças de aumentar a velocidade do tempo, e a velocidade Ultrarápida tornou-se inútil. Mesmo com uma boa placa de vídeo, você mal sentirá diferença entre as velocidades. Os resultados são tediosas horas esperando seu dormir e trabalhar, todos os dias. Dependendo do tempo que seu trabalha, você acaba por não jogar, passa um tempo absurdo esperando. Há aqueles que fazem o pequeno truque de dar zoom no chão para facilitar o processamento do jogo e passar o tempo mais rapidamente. Atualizações já corrigiram ao menos a segunda e terceira velocidade.


Finalizando


Sabe de uma coisa? Todos esses defeitos são realmente chatos, mas não são quase nada se comparados a quantidade de erros existentes no primeiro e segundo The Sims. Excelente melhoria. Muitas das coisas que fazem falta são na verdade parte do impacto de saltar de um The Sims 2 com dezenas de expansões para um The Sims 3 completamente cru.

Se por um lado ele cometeu erros como não ter tantas opções de emprego, por outro conseguiu habilmente unir o melhor de cada The Sims anterior. Por exemplo, em Sims 3 você pode ter carros e habilidades como jardinagem, coisa só possível com pacotes de expansão em títulos anteriores.

The Sims 3 cumpriu todas as suas promessas e mostra-se cada vez mais fenomenal. O que será que nos aguarda nos próximos pacotes de expansão?


Minha História no The Sims 3


Otto é um cara empenhado. Viciado em computador e lógica, optou pelo ramo policial para um dia realizar seu sonho de ser um Analista Forense. O trabalho era duro e o tempo que lhe restava para sair, bem pouco. Suas únicas conversas eram com seu melhor amigo, também policial. O brilhantismo de Otto o levou a ser reconhecido rapidamente na Delegacia e ele saltava de promoção a promoção, até que finalmente conseguiu algum tempo para si mesmo. Então decidiu ir a praia procurar sua pretendente.

Não havia ninguém interessante por lá, mas ao sair do museu, se deparou com a mulher de seus sonhos. Ela carrega um livro, era culta e bonita e eles passaram a trocar longos papos todos os dias. No emprego, ele realizou seu sonho, alcançou o cargo de Analista Forense (o mais alto da carreira policial), e agora tudo que lhe falta é alguém com quem partilhar isso. Certo dia, Otto a convence a mudar-se para sua casa. Eles se amam e pretendem se casar, e só então ele descobre que ela era, na verdade, a esposa de seu melhor amigo.



31 Responses so far.

  1. Eu diria melhor a esposa de seu "e seu" melhor amigo.

  2. Anônimo says:

    Não foi possível iniciar o jogo. O dispositivo 0 não pode executar este jogo. Nenhuma placa de vídeo detectada.

    Resolvi este problema apenas instalando o driver do monitor ao inves de utilziar o plug and play do windows.

  3. cara me ajude estava jogando the sims 3 agora e depois de 2 h resolvi salvar ele passou horas p salvar... paralisou e o vista ultimate deu pau e reiniciou :'( qdo fui iniciar o jogo novamente a família que criei não consigo jogá-la mais clico na vila dou o ok e ele não faz nada só consigo criar uma nova e agora como faço pra recuperar o outro jogo??

    MSN: afamilialegal@hotmail.com

    Grato!

  4. Anônimo says:

    COMO É QUE SE TEM LHAMAS PORFAVOR ME AJUDEM??? EU TENTO MAS NÃO COSIGO TER LHAMAS NO THE SIMS 3 COMO EU FAÇO PARA TER LHAMAS SE ALGUEM SABE ME DIZ PORFAVOR???

  5. Anônimo says:

    O meu the sims 3, pega normalmente no início, mas basta entrar em criar uma família q MEU PC REINICIA, e se eu demorar muito tempo no jogo também REINICIA, não sei o q fazer, uma coisa eu digo meu pc tem muito espasso livre ele é de 2 gigas, e tem placa de vídio, é defeito do jogo q eu comprei, ou é do meu pc ?
    me AJUDEM

  6. Thomas says:

    minha planta carnivora não cresce .... oq devo fazer pra ela crescer?

  7. Anônimo says:

    Esse erro de REINIIAR SOSINHO é fogo tambem to com esse problema eu consigo fazer ele parar de reiniiar é so clicar om o botao direito em meu computador/propiedades/avançado/iniializaçao e reuperaçao/configuraçoes e desativa reiniiar automatiamente ai emves de reiniiar o pc vai fehar o sims foi tudo que eu fiz e se descobrir como resolver esse problema posta aqui e me fala como é vlw

  8. LS says:

    Eu estava a jogar com 1 sim, mas entretanto mudei para jogar com outra. Quando voltei a crer jogar c o meu sim, ele não estava em lugar nenhum!

    A casa onde ele vivia está vazia! Eu já tinha atingido o topo da carreira...deu-me muito trabalho.

    O que faço para recuperar esse sim? Há possibilidade? Não quero começar de novo...

  9. Anônimo says:

    Eu estava jogando the sims 3 , formei uma familia com uma pai,uma mãe e um bebe,derrepente a mãe estava ensinando o bebe a falar,então trancou os dois,mostra os balões com seus sentimentos,de caçados e com fome,os outros sims estão normais.Mas os dois estão todos vermelhos na barra de necessidades.E agora?O que eu faço?Vou perder os dois?Já tentei retirar a opção mas não adianta,a mulher precisa ir trabalhar,ela foi demitida por que ela faltou no trabalho.Não quero perder os sims.Mas não sei o que eu faço.E agora?Me ajuda!

  10. Guest says:

    <span style="color: #808080;">Anonymous ai de cima,tenta mudar está familia de casa,quem sabe nao da certo.</span>

  11. Otto says:

    O problema é provavelmente do PC. Talvez seu processador tenha sistema de reiniciar quando está excedendo os limites. Se for isso, precisa comprar um novo cooler para arejar mais. Isso ocorre com outros jogos?

  12. Otto says:

    Mals, nunca tive planta carnívora no The Sims 3.

  13. Otto says:

    Dá uma olhada nesse link

  14. Otto says:

    Olha, creio que não.

  15. Otto says:

    Não há como.

  16. Otto says:

    uhaeuaehuh Do jeito que as coisas estão é melhor recomeçar. Só vendo a situação mesmo pra saber se tem como resolver.

  17. Otto says:

    Pode ser mesmo.

  18. Guest says:

    eu queria muito jogar esse jogo sem cd e se, ser baixado + nao consigo será q é possivel??
    bjOj]kas... :* ;)

  19. Guest says:

    Dá o erro "<span>Não foi possível iniciar o jogo. O dispositivo 0 não pode executar este jogo. Nenhuma placa de vídeo detectada.</span>"
    nao consigo jogarrr :( :( :( :( :( :( :(
    e agora o q faço????

  20. Guest says:

    Tem Lhamas no The Sims 3?
    Se tiver, como faço para ter uma?

  21. Anônimo says:

    eu consigo fazer o cheat pra ter a lhama.
    mas nao sei onde pego ela. comofas ?

  22. Guest says:

    eu sei fazer o cheat da lhama.. mas nao sei onde pego ela. comofas ?
    é no inventario ? ajuda, alguem ? (:

  23. Anônimo says:

    estava editando cidade quando salveio jogo paralizou e eu dei pau no pc, agora minha cidade nao entra mais. Como faço para recuperar meu jogo?

  24. Anônimo says:

    Eu tb consegui usar a manha da lhama, mas nao faço ideia de como ter uma. alguem pode ajudar?

  25. Anônimo says:

    Quando o bebê não para de falar e trancar os sims entra no modo editar cidade e separa o sim da família e salva. Depois pode voltar o sim pra família que fica normal!

  26. Anônimo says:

    ei cara vc sabe códigos para the sims 3 então coloca assim testingcheatsenabled true.Funciona serve pra vc almenta suas nessecidades como fome diversão e higiene

  27. Estava editando minha cidade no The Sims 3, e decidi sair do jogo pra ver um filme; cliquei na opção "salvar e sair", desliguei o monitor e enquanto isso fui ligar o DVD, o som, etc. De repente minha mãe e sua péssima mania (de achar que: monitor desligado = computador desligado) decidiram fazer uma maldade contra mim: DESLIGAR O COMPUTADOR (com o CD do jogo rodando) direto no estabilizador ENQUANTO O JOGO ESTAVA SENDO SALVO. Eu fiquei looouco!!! Mas aí, no outro dia o pior estava por vir: não conseguia entrar na minha cidade; o jogo pedia para eu reiniciar o aplicativo. E foi isso que eu fiz, porém não consegui sucesso. Não sei se o arquivo da cidade está corrompido, sei lá... Só gostaria de saber o seguinte, COMO POSSO RESOLVER ESSE PROBLEMA?

    Mande a resposta para o meu e-mail:
    lucas1_0_@hotmail.com

    Obrigado

  28. Anônimo says:

    Minha vida no The sims é bem diferente, eu jogo com os Clavell. Família que eu não criei o ruim é que Buster começa faltando 9 dias para morrer, o jogo começa no Domingo normalmente ele morre na Terça-Feira da segunda semana. O melhor é prolonga a vida deles, eu coloquei em 960. No meu jogo Xander casou-se com Agnes de uma neta pra eles e estão todos bem.

  29. Anônimo says:

    Vai me dizer que você não sabia que Pauline e Hank eram noivos sendo que Hank era seu melhor amigo. A TA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. Anônimo says:

    No The sims 2 eu criei mas dois idosos Osvaldo e Rosa, eles são caimos e fazem coisas comuns mas eu me divirto: Osvaldo esta sempre melhorando habilidades o fisíco esta no maxímo, ele é bem Reclamão e brigento com não a ninguem em Bela Vista com bom fisíco ele tem algumas inimizade. Rosa: Bem diferente do marido é Gentil de mais e ordeira e timída só tem uma amiga outra idosa que eu criei que se casou com Vladimir. Eles ja deveriam estar mortos mas como os dois tem a aspiraçao por familía eu raliso muito os desejos deles. Não sei o porque mas so gosto de jogar com idosos.

Deixe um comentário

- Utilize esse espaço para comentar e fazer pedidos.
- Não serão aceitas propagandas ou ofensas.
- Nós não fazemos upload dos jogos, apenas indicamos onde ele se encontra.
- Responderemos seu comentário na medida do possível.
- Nenhum homem é uma ilha. Seu comentário nos motiva a continuar, portanto, não seja tímido.