por Otto Cerqueira 13 comentários



Era um dia habitual em minha escola, e, portanto, logo apareceu alguém com seu aparelho de música no pescoço. Eu estava olhando e notei quando ele se exibiu dizendo ter em mãos um MP5, muito melhor que um MP4, etc e tal. Eu fiquei inconformado em ver alguém se demonstrar com algo que não possui conhecimento, então sussurrei para meu amigo (o Anderson, também dono da Infopix) “Que idiota, se exibe tanto sendo que nem sequer existe MP5”.

Foi baixo, mas minha amiga escutou nossa conversa e me veio com um “Como assim? É claro que existe MP5”.
Eu disse “Não, na verdade, só existe até o MP4 Player. Esse negócio de MP5, MP6, MP7, MP8, MP9, etc. não existem. São só invenção” . Ela ficou inconformada, olhou para mim como se fosse um louco e me veio com um “Nossa, como você está desatualizado. É lógico que existem MP5 em diante”. Pronto, criei uma confusão. Eu entendi o que ela quis dizer; era como se eu estivesse dizendo que não existem TVs sendo que elas estão à venda nas lojas. O ponto é que ela não entendeu o que eu queria dizer. E é justamente isso que eu quero explicar nesse post.

Antes que a briga ficasse maior, eu e meu amigo encerramos o assunto dizendo que realmente existiam, mas ambos sabíamos da verdade. Vou explicar de modo simples as diferenças entre eles e porque eu digo que não existem MPX (Aplique qualquer número ao X).

MP1

Os MPs são formatos criados pelo grupo MPEG. A sigla significa Moving Pictures Expert Group, em português seria algo como, Grupo Especialista em Imagens em Movimento. Uma interrogação pode surgir na cabeça de muitos agora “Mas por que o MP3 teria o nome de imagem em movimento?”, bom, isso porque o MP1 (MPEG-1) é um formato de áudio e vídeo e MPEG é o nome da empresa, o resto da explicação fica pra daqui a pouco. Foi feito em 1988, e por ter baixa qualidade atualmente já não se houve falar nele.

MP2

Enquanto o MP1 trabalha a uma taxa de 1.5 Mbps, o MP2 (também áudio e vídeo) trabalha a uma taxa de 10 Mbps. Mesmo assim, é um arquivo de baixa qualidade para os padrões atuais e caiu em desuso.

MP3

Ah, sim, o famoso .mp3. O MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3, ou MPEG-1 Camada de Áudio 3) tornou-se um formato extremamente famoso por seu poder de compressão de áudio. O MP3, diferente das versões anteriores, é apenas um reprodutor de áudio.

O brasileiro, pra facilitar, chama de MP3 tanto o formato .mp3 quanto o reprodutor desse formato, o MP3 Player. Isso é normal, também acontece com o DVD, por exemplo. O MP3 player reproduz .mp3 e tem poucas outras funções como gravador de voz, rádio e servir como pendrive. Do MP3 em diante, pode haver a função de ouvir música sem utilizar fones de ouvido.

A jogada inteligente do MP3 foi retirar do áudio todo o som que fosse imperceptível para o ouvido humano, prezando ao máximo a qualidade. Se não podemos ouvir, para que ter um som que apenas ocupa espaço? A taxa de compressão de áudio chega a 90% sem mudanças perceptíveis ao ouvido humano (a não ser que sua audição seja a de um lobo). A compressão de um MP3 é medida em Kilobits por segundo, ou KB/s. O padrão é de 128 Kb/s, mas podem chegar a 320 Kb/s.

Um erro comum é confundir MP3 com MPEG-3. Para simplificar, o MP3 trabalha com uma versão melhorada do áudio do MP1; já o MPEG-3 é um formato que não existe mais. Ele trabalha tanto com áudio quanto vídeo, mas foi substituído pelo MPEG-4 (MP4) que possui muito mais vantagens em relação ao antecessor.

MP4

Tudo bem, já sabemos que o MP4 reproduz tanto áudios quanto vídeos, mas ainda há o que desmistificar. Muitos vêem o .mp4 como uma evolução do .mp3, mas esta não é uma verdade. O .mp4 é um .mp3 com a capacidade de reproduzir vídeo. Ou seja, ele não é uma “revolução”.
Agora quanto ao MP4 Player, aí sim, é uma melhoria. O MP4 Player além de ter todas as funcionalidades de uma MP3, possui uma pequena tela LCD para visualizar vídeos, imagens (JPEG) e textos em .txt e alguns possuem jogos.

Muitos MP4 Players vendidos nos camelôs sequer reproduzem o formato .mp4, o que é um absurdo. Como sabem que o MP4 é um MP3 com vídeo, lançam um aparelho que reproduz tanto .mp3 quanto outro formato de vídeo, como o .amv e usam a aparência do iPod mini para "disfarçar" . Não seja enganado, todo MP4 Player deve reproduzir o formato .mp4, caso contrário, bom, não é MP4.

MP5

Ah, agora começa a complicar...

A partir daí, a moda MPX tornou-se febre, e o mercado que não é bobo trabalhou para tirar lucro em cima disso. Eis que surge o MP5 Player, que além de conter todas as funções do MP4, tiram fotos, servem como webcam e aceitam mais formatos de vídeo (WMV, ASF, WMA, AVI e outros) e imagens (JPG, BMP, GIF), além de aceitar textos em PDF e possuírem possibilidade de extensão de memória através de cartões de memória. Mas, no geral, é um MP4 com câmera. Alguns usam design de iPhone pra dar um toque de elegância.

E é aqui que eu retorno ao início do texto onde afirmei que não existem MP5. Acontece que oficialmente só existem até os MP4 Players. Os MP5 em diante são nada mais que um MP4 com algum dispositivo extra. Você não vai ouvir falar (pelo menos, não tão cedo) de um MP5 da Nokia ou LG, pois os MPX são produtos argentinos ou chineses vendidos para os brasileiros a “preço de banana”.
Ou seja, os MP5 em diante possuem esse nome apenas por uma jogada de marketing inteligente, e acabou se tornando apelido. O problema é que a maioria da população acredita que quanto maior o "MP", muito melhor é o player.

MP6

Tentativa de imitação de um iPhone ou celular. É um MP5 com a função de Bluetooth, Java e GPRS. Vale lembrar, mais uma vez, que não existem os formatos acima de MP4.

MP7

MP6 com função de televisão e até celular. Podem ter a funcionalidade de touchscreen (tela sensível ao toque).

MP8 e MP9

Aqui a confusão se torna um caos. A partir do MP7 se torna muito difícil diferenciar um do outro, pois cada vendedor chama seu produto como deseja. Pode ser que um MP8 seja um MP7 com função de GPS . Pode ocorrer, por exemplo, de um MP9 ser nada mais que um MP8 com maior resolução em vídeos e mais megapixels em fotos, enfim...



Vale ou não a pena comprar aparelhos como MP5 ou MP9?

Pergunta complicada. Vai caber a cada um decidir. Alguns MP7 aceitam dois chips simultaneamente, o que te permite ter duas agendas telefônicas e duas operadoras, esse é um bom recurso, por exemplo.

O que acontece é que a grande maioria desses aparelhos é vendida em lugares que vão do razoavelmente confiável ao “atestado de perca do produto”. Se comprar, procure sempre produtos com garantia, nem que seja de 3 meses. Assim, se algo der errado você terá como reaver. Algumas marcas "conhecidas" são a Foston, a Powerpack e a Vision.

Agora, em relação a um celular multimídia contra um MPX, aconselho um celular. Celulares multimídias custam cerca de R$600,00, enquanto MPX podem ser encontrados por cerca de R$300,00 , e há um motivo. Celulares são fontes seguras de funcionalidade. Afinal, se os MPX são tão maravilhosos por que grandes empresas não mergulham de cabeça nela? Simples, eles prezam por qualidade.

Muitos MPX simplesmente vão adicionando funções sem se preocupar com a maneira que elas trabalham. Daí pode ocorrer do som ser baixo ou ficar chiado quando estiver alto, da TV não ter lá aquelas qualidades, de a bateria durar pouco demais (coisa frequente em MP3 e MP4 “genéricos), etc.


Esperamos com isso solucionar as dúvidas mais frequentes. Só procure não falar isso na frente de um lojista. Ele provavelmente riria de você, chamaria outros e falaria “Vejam, ele disse que não existem MP5”.

13 Responses so far.

  1. Muito bom o seu blog.
    Informativo, texto leve e layout bacana.

  2. boa cara! já tive muita discussão com isso, o povo gosta de ignorar pra se achar mais importante :/ é osso viu

  3. sofismo says:

    Kralho, muito bom isso.
    sempre quis saber mas tinha preguiça de ficar procurando. bom mesmo. parabéns
    aparece lá no meu blog
    www.sofismo.wordpress.com

  4. Anônimo says:

    Como o brother ali em cima diz, as pessoas gostam de ser ignorantes para se sentirem no mínimo mais importantes que os outros.

  5. K@Y says:

    Importante frisar sobre o que é o .mp4, já que um arquivo nesse conteiner pode tanto ser de apenas áudio (geralmente encodados em AAC) quanto áudio+vídeo (com o vídeo nesse caso encodado em MPEG4/AVC H264, que é o codec padrão para os discos Blu-ray e dos já falecidos HD-DVD).

    Como nunca tive um MP4 "autentico" nunca fiz testes com os formatos suportados, mas já testei arquivos .mp4 em um celular sony ericsson que tive. Ele foi capaz de tocar .mp4's, mas somente o áudio em AAC.

    Apesar de tudo, o conteiner .mp4 já está perdendo lugar para o .mkv (matroska)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Advanced_Audio_Coding
    http://pt.wikipedia.org/wiki/H.264
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Matroska

  6. vitinhu says:

    amigo tem um erro ai o mp9 tem tv

    mais mesmo assim
    esse post foi di mais

    by: vitinhudownloads
    vitinhudownloads.blogspot.com
    ta em construção ainda mais da uma moral aew

  7. Otto says:

    Oi, vitinhu.
    Valeu pelo elogio.
    Mas eu não especifiquei o que há no MP8 e MP9, disse, ao contrário, que há confusão das suas verdadeiras funcionalidades.

    Abraço!

  8. Anônimo says:

    Muito bom.
    Abriu um leque.
    Pois sabia quase nada
    a respeito dos MPs.
    Valew!!!

  9. Anônimo says:

    muito bom

  10. Anônimo says:

    Muito bom agora eu tenho certeza do que eu sempre dizia pra essas pessoas que ficam tirando onda com esses MPs de número grande. Vou recomendar que leiam também!

  11. Silas says:

    Nossa muito informativo cara,vc esta de parabéns

  12. Rodrigo says:

    O povo é Muito Burro meu...Eu odeio fala isso a eles.
    Se for por isso o meu N95 seria chamado de mp11!!!
    Tá loko
    Muito legal o Blog amigo!De parabens.
    Abraço

  13. Istela says:

    Maravilhoso!!!
    Amei!!!!
    Essa informação foi excelentemente extraordinária!
    Parabéns e obrigada!

Deixe um comentário

- Utilize esse espaço para comentar e fazer pedidos.
- Não serão aceitas propagandas ou ofensas.
- Nós não fazemos upload dos jogos, apenas indicamos onde ele se encontra.
- Responderemos seu comentário na medida do possível.
- Nenhum homem é uma ilha. Seu comentário nos motiva a continuar, portanto, não seja tímido.