por Otto Cerqueira 16 comentários



Talvez por sua pouca presença no mercado de games, é pequeno o número de personagens brasileiros presentes na indústria dos jogos. Muitos dos personagens se resumem aos jogos de luta, e utiliza principalmente temas como a capoeira e o Amazonas. Mas isto não é algo ruim. Temos alguns personagens marcantes que nem mesmo sabíamos de sua nacionalidade. Vamos agora a um TOP 15 de personagens que simbolizam o Brasil nos games .


15. Oro

Série: Street Fighter

Esse ermitão aparece em Street Fighter III, lançado em 1997 para os arcades. Vive em busca de um guerreiro que herdará suas habilidades. De tão forte que é, usa apenas um braço para evitar a morte de seu inimigo. Oro talvez seja o personagem mais feio de toda série SF. Bola fora para a Capcom.





14. Selene Strike

Série: Ready 2 Rumble

Uma personagem tão conhecida que a única imagem que se encontra dela é essa de má qualidade, na versão para GB Color. Ready 2 Rumble Boxing é um game de 1999, para Game Boy Color, Nintendo 64, Dreamcast e Playstation.



13. Roberto Miura

Série: Rival Schools

Inspirado em Roberto Hongo (do anime Captain Tsubasa, ou Super Campeões no Brasil), Roberto Miura é um estudante do ensino médio que joga para a Escola Gorin. Rival Schools é um jogo de luta da Capcom. Sua primeira versão foi para Playstation em 1997.





12. Sean Matsuda

Série: Street Fighter

Sean nasceu em São Paulo, capital. Ele adora basquete. Está sempre com a bola embaixo do braço até pouco antes da luta. Certo dia, ao ver Ken Masters, torna-se um grande fã dele e sonha em um dia tê-lo como mestre, até conseguir derrotá-lo, o que obviamente nunca vai acontecer.

Então Sean muda-se para Nova Iorque com o intuito de conhecer o ídolo, que por sua vez não deu atenção a ele por muitas vezes, mas por ter ficado com pena dele ao saber que participaria do torneio World Warrior, decidiu treiná-lo por pouco tempo. Sean até conseguiu se sair bem no torneio, até ser derrotado pelo próprio Ken. Em suma, o personagem é uma falha.




11. Bob Wilson

Série: Fatal Fury

Bob é um feliz bartender da boate Pao Pao. Lutador de capoeira treinado por Richard Meyer, ele mais tarde herdou a Pao Pao; não por sua alta habilidade na capoeira, e sim por sua responsabilidade e honra.

Ele aparece em Fatal Fury 3: Road to the Final Victory, de 1995, e também em Real Bout.




10. Marco Rodriguez

Série: Fatal Fury

Marco Rodriguez é o nome de um lutador de karate do estilo Kyokugen em sua versão original japonesa. Na versão americana seu nome foi mudado para Khushnood Butt. Marco foi um aprendiz de Ryo Sakazaki que mais tarde abriu seu próprio dojo (lugar onde se treina artes marciais) para ensinar Kyokugen.

Para provar o valor de seu estilo, decidiu entrar no torneio King of Fighters Maximum Mayhem.

Ele é introduzido no game Garou: Mark of the Wolve, que na verdade é o Fatal Fury 4 com nome adulterado para mostrar certa importância para seu título final. O game é uma produção da SNK lançado em 1999 primeiramente para Neo-Geo.




9. Pupa Salgueiro

Série: Rage of the Dragons

Pupa é uma lutadora de capoeira que usa chave de porca como arma. Pupa morava com seu irmão e seu pai no Brasil, até ter se mudado - junto com seu irmão - para estudar nos EUA. Certo dia seu irmão desaparece, e como ele tem uma personalidade briguenta, ela e Pepe (seu melhor amigo) procuram por ele em um torneio. Eles não encontram o garoto, mas continuam torcendo para que ele esteja bem.

Rage of the Dragons é um game de luta da SNK Playmore, lançado em 2002 para Neo-Geo.




8. Richard Meyer

Série: Fatal Fury

Richard Meyer é o primeiro lutador de capoeira dos games. Richard é um mestre de capoeira que usava sua arte para entreter multidões à noite. Mais tarde mudou-se para os EUA e abriu a boate Pao Pao. Apesar de ter sido destruída por duas vezes, Pao Pao reergueu-se e mostrou-se um lugar bastante promissor.

Richard tem alto-astral, mas é sério em seu trabalho, lugar onde não tolera violência ou confusão. Mais tarde, doou a boate para seu discípulo Bob Wilson. Ele aparece nos games Fatal Fury 2, 3 e KOF: Maximum Impact 2, para PS2.


7. Rikuo

Série: Darkstalkers

Rikuo é o imperador de um reino de 30.000 mermens (seres desse reino), que fica nas profundidades do Amazonas. Este reino, infelizmente, foi destruído por terríveis terremotos e atividades vulcânicas. Quando descobriu que o responsável pela queda do império foi Pyron, Rikuo ficou cheio de ódio e sede de vingança.

Mas acabou por encontrar uma das sobreviventes, Keera Aqueria, com quem teve três filhos e mais doze ovos que mantêm em segurança até que choquem. Rikuo continuou na procura por memens sobreviventes. Numa de suas pesquisas seu filho, Ricky, desapareceu. Preocupado, procurou nos lugares mais profundos do oceano. Acabou por encontrar seu filho junto de uma nova raça de mermens. As duas famílias agora se ajudam para construir um novo reino embaixo da água.

Darkstalkers é um jogo de luta da Capcom e teve sua primeira versão lançada em 1994 para Playstation. Possui ótimos gráficos, som, e boa jogabilidade; além da inovação ao usar personagens folclóricos como vampiros e o Frankenstein para seus títulos.


6. Carlos Oliveira

Série: Resident Evil

Carlos é um contratado da Umbrella para resgatar possíveis sobreviventes e assim diminuir as suspeitas sobre a empresa.
No entanto, Carlos acaba se mostrando contrário a sua missão e demonstra ainda uma afeição por Jill Valentine, chegando ao ponto de arriscar sua vida por ela.

Carlos sobrevive de uma série de perigos, seus amigos, no entanto, morrem, e um deles se mostra traidor. No final do jogo ele e Jill são salvos por Barry Burton.

Carlos aparece em Resident Evil 3 lançado em 1999 para Playstation.





5. Marty Alencar

Série: Far Cry

O primeiro dos nove personagens jogáveis de Far Cry 2 é o brasileiro, naturalizado americano, Marty Alencar. Não há muita informação a seu respeito além de sua tatuagem escrita "Morte", mas ter um brasileiro em um título de peso como Far Cry é um ótimo sinal.

Far Cry 2 é um FPS da Ubisoft que veio consagrar ainda mais o primeiro título (criado pela Crytek). Foi lançado em 2008 para Playstation 3, Xbox 360 e PC.





4. Eddy Gordo

Série: Tekken

Eddy é o capoeirista à la Break Dance que muitos jogadores optam por jogar de começo devido a sua facilidade em fazer combos. Eddy Gordo é um estranho nome para um brasileiro, mas isso mal é notado já que ele é um personagem bastante querido pelos brazucas.

Eddy nasceu de família rica. Seu pai estava envolvido numa caça a uma quadrilha que vendia drogas, e acabou sendo morto por ela. Em seus últimos suspiros, aconselhou seu filho a assumir o crime, pois a prisão era um lugar mais seguro para ele.

Em uma rebelião na cadeia, Eddy conhece um velho muito habilidoso na arte da capoeira que acaba por se tornar seu mestre. Após oito anos de treino, tornou-se uma arma letal.

Depois de solto da prisão, Eddy entrou para o torneio King of Iron Fist Tournament 3, procurando que a empresa Mishima Zaibatsu o ajudasse a ter a vingança merecida de seu pai.

Eddy apareceu pela primeira vez em Tekken 3, de 1996. A série Tekken começou em 1994 lançada para os arcades e para Playstation.



3. Blanka
Série: Street Fighter


Esqueça a história de uma cobaia que se transforma em monstro após experimentos químicos, como mostrado no live action de Street Fighter. A história de Blanka começa no jogo Street Fighter II. Ele estava em um avião que passava por Shadaloo. O avião caiu, mas ele sobreviveu e aprendeu a se adaptar na selva. Inclusive adquiriu poderes elétricos (hãã... enfim, vamos deixar essa passar). Apesar das aparências, ele luta pelo bem e até já ajudou turistas em perigo na selva.

Blanka é provavelmente o primeiro a vir na mente quando se pensa em personagem brasileiro (se não for ele, é o Eddy Gordo). Esse monstro verde de cabelo alaranjado é um personagem favoritado entre quase todos os jogadores de Street Fighter no Brasil, e tem clara importância para a série.



2. Christie Monteiro
Série: Tekken


Christie é a neta do velho que ensinou a capoeira para Eddy Gordo. Fora Eddy quem a ensinara a lutar, mas precisou abandoná-la para procurar pelo assassino de seu pai. Assim, Christie toma o lugar de Eddy em Tekken 4, lançado em 2002 para o Playstation 2 e os arcades.



1. Leona Heidern
Série: The King of Fighters


Leona é filha adotiva de Heidern, que foi seu tutor em técnicas de combate. O sangue “demoníaco” de Orochi corre por suas veias, por isso ela precisa sempre se manter em equilíbrio.

O maior sonho de Leona é descobrir sobre sua verdadeira família. Quando entra na fúria do combate ela tem alguns flashs momentâneos de seu passado que a lembram da morte de seus familiares feitas por suas próprias mãos. Ela é quieta e séria, mas por dentro teme que esse poder volte a dominá-la e a obrigue a ferir seus amigos.

São poucos os que sabem que Leona carrega consigo, além do sangue de Orochi, o sangue brasileiro. Leona foi feita para substituir Heidern no KOF’96, da SNK.


Bônus

Claro, estes não são os únicos personagens que nos representam. Se bem me lembro há um vilão brasileiro em Driver para Playstation. Em Fight Fever, jogo de 1984 para Neo-Geo, há o personagen Golrio, um pajé gordo e feio com ataques rotatórios e de fogo. No jogo Shadow Hearts: From the New World, para Playstation 2, temos um ninja brasileiro de nome Frank.

Marcamos presença em vários títulos esportivos, como o Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho em jogos do Fifa Street; nossa seleção é um dos melhores times nos jogos de futebol. Em Super Monaco GP, jogo de 1989 para Mega Drive, o personagem G. Ceara é baseado em nosso lendário Ayrton Senna.

Além disso, o Rio de Janeiro é tema de duas missões em
Tom Clancy´s Hawx. Nas fases, os "brazilian leaders", enviaram ordem para proteger o Rio do ataque aéreo, marinho e terrestre que o ameaçam. De certa forma, há um clima familiar ao jogar nessas fases, apesar do estranhamento de aeronaves e navios de guerras por lá.

Ah, e é claro, temos a cômica participação de brasileiros (mal-educados) em
GTA IV que vai finalizar esse especial com uma ponta de humor.

16 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Esqueceu do Carlos de "final fight 2"??? melhor que a selene Strike.. e de onde tu tirou que a Leona é brasileira?

  2. Anônimo says:

    Cara jogue the king of fighters 94 que vc vai descobrir......

    pesquise antes de falar merda sobre o post do cara..........


    Gostei muito deste post ... legal mesmo!

  3. Otto says:

    Oi, Anônimo. Bem lembrado quanto ao outro Carlos. Quanto a Leona, como dito, seu passado é desconhecido (para ela) por isso não há certeza de sua nacionalidade. No entanto, Heidern é um personagem brasileiro que a encontra na Amazônia, após ela ter sido abandonada por Guidel, líder da vila onde ela nasceu. Nada mais justo pensar que ela é brasileira.

    Perfil do Heidern. E, puxa, faltou mencionar o Ralf. ^^

  4. Otto says:

    Muito obrigado pelo elogio, Anônimo Nº2. Parece que comentamos ao mesmo tempo.

  5. Anônimo says:

    Oro é japonês.
    Blanka é americano.
    E Leona não é brasileira.

    facepalm

  6. Otto says:

    Cara, não tem problema criticar. O ruim é quando se dá uma de sabe-tudo ignorante. Se você nasceu perfeito, parabéns pra você.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Blanka
    ...

    http://streetfighter.wikia.com/wiki/Oro
    Você está certo. Ele tem sim descendência japonesa e mudou pro Brasil depois.

    A Leona eu já expliquei e não o farei de novo.

  7. Anônimo says:

    opa tem os jogadores brazukas no nba live tb :p
    brazukas em jogos do pride(ps2) e ufc (ps2 e ps3)
    e no k-1 tb (ps2).
    brazuka briga bagarai hehehehe

  8. Stifler says:

    Muita coisa errada ae, ao certo poucos personagens pode ser realmente considerados brasileiros.
    AO CONTRARIO DO Q FALAM, LEONA, RALF E CLARK E HEIDERN NAO SAO BRASILEIROS, ELES APENAS REPRESENTAM O BRASIL NO KOF, (O AVIAO DELES CAI NO BR, E COMO JA HAVIA UM GRUPO EUA, ELES SE INSCREVERAM COMO BRASIL PARA PARTICIPAR DO TORNEIO)

  9. lfcarrega says:

    Por favor, eu estava meio sem tempo e resolvi postar aqui já que achei esse site bem bacana, eu queria saber onde encontro o S E R I A L original do the sims 3, por favor me ajudem com isso. Obrigado desde já.

  10. será que esse anônimo nunca jogou kof?! A Leona é sim brasileira cara!

  11. se a Leona nasceu no Rio de Janeiro como não é brasileira?!

  12. Anônimo says:

    Ralf, Clark, Heidern concordo, nãi são Brasileiros mesmo representando a equipe do Brasil, mas Leona Heidern tenho absoluta certeza de que ela seja Brasileira.

  13. Anônimo says:

    Realmente a nacionalidade de Leona é um tanto ¨Desconhecida¨

    Dizem que Heidern é Lider da equipe de ¨lkari¨, como podemos

    Dizer que Ralf é um personagem de origem Braseila se ele é

    baseado no personagem ¨Rambo¨, ¨Rambo¨ é um personagem Br?

    Desde quando???

  14. o post deixou um pouco a desejar pq oro e blanka n sao brasileiro eles so moram no pais e leona e carlos oliveira n tem nacionalidade confirmada e pupa eu n conheço mas pelo q o post fala eu acho q n

  15. Anônimo says:

    se a leona eh mesmo brasileira ela tem vergonha de dizer que eh pq no profile dela ta unknown....
    no do ralf e clark ta USA...
    sempre pensei que eles eram brs...

  16. Will Rafa says:

    Uma vez vi em um site q leona era pra ser brasileira,mas acharam q essa nacionalidade nao combinaria por ela ter um nome "americano" , entao a deixaram sem nacionalidade especifica...

Deixe um comentário

- Utilize esse espaço para comentar e fazer pedidos.
- Não serão aceitas propagandas ou ofensas.
- Nós não fazemos upload dos jogos, apenas indicamos onde ele se encontra.
- Responderemos seu comentário na medida do possível.
- Nenhum homem é uma ilha. Seu comentário nos motiva a continuar, portanto, não seja tímido.