por Otto Cerqueira 6 comentários

Tênis para Dois

Vamos voltar a 1958. Estamos agora em um outono tedioso no Laboratório Nacional de Brookhaven (Nova Iorque, EUA). Willian Higinbotham, chefe de Brookhaven, percebe a monotonia do lugar e então tem uma ideia. Ele havia aprendido que um dos computadores do laboratório, um osciloscópio, podia calcular trajetórias de mísseis balísticos, então ele trabalhou para que fosse possível interagir com os gráficos apresentados no ecrã. E após três semanas, ele o havia feito.

Em 15 de outubro de 1958 nasceu o Tênis para Dois (Tennis for Two); um game extremamente simples e inovador. Baseava-se em girar o botão rotatório do controle de alumínio para escolher o ângulo, e pressionar o botão para que a bola (um ponto piscante) fosse arremessada para o outro lado da rede, representado por uma linha vertical. Os circuitos calculavam a velocidade e força com que a bola era lançada. Acertar a bola emitia um som. Dizem que nosso conhecido Pong foi baseado nesse jogo.

Máquina Tênis para Dois

Era um jogo tão simples que era possível manter a bola continuamente no ar bastando para isso pressionar inúmeras vezes o botão. O game também não marcava pontos. Ninguém se importava com esses detalhes, o game era divertido. Quando foi anunciado no dia anual dos visitantes podiam se formar extensas filas para jogá-lo. O game agradou principalmente os mais jovens.

Então, apesar de Nolan Bushnell, fundador da Atari, ser reconhecido como o "pai" dos videogames, foi Higinbotham que o inventou.

Higinbotham nunca se preocupou em registrar a patente de seu jogo, argumentando que mesmo que a registrasse, os lucros iriam somente para o governo, devido a instituição que ele trabalhava. Ele teria pequena participação nas disputas jurídicas envolvendo a Magnavox, que obteve a patente do primeiro videogame, o Odyssey. Willian Higinbotham, somente décadas após sua criação, Tennis for Two, começa a ocupar um importante lugar na história da computação.





6 Responses so far.

  1. Muito massa, vou comprar um desses, aoeiaoieoai

  2. eu queroooooo D: da pra fazer um portatil?
    *-*

  3. Otto says:

    Dá sim. Coloquei o link pra download do simulador. =]

  4. joao says:

    achei muito interessante posso copiar para fazer um docmentario "a historia dos videos games"?

  5. joao says:

    se puder manda no meu email e.u.joao@hotmail.com valleu

Deixe um comentário

- Utilize esse espaço para comentar e fazer pedidos.
- Não serão aceitas propagandas ou ofensas.
- Nós não fazemos upload dos jogos, apenas indicamos onde ele se encontra.
- Responderemos seu comentário na medida do possível.
- Nenhum homem é uma ilha. Seu comentário nos motiva a continuar, portanto, não seja tímido.