por Otto Cerqueira 16 comentários

firefox ie

Finalmente desde que o primeiro beta foi lançado em 05 de março de 2008, o Internet Explorer 8 está disponível em sua versão final, lançado dia 19. E quanto às novidades? Será que o navegador mais usado do mundo supera o seu principal concorrente, o Firefox?


A Aparência


Quando você primeiramente abrir o Internet Explorer 8 o que você vai notar é... bem, não vai notar muita diferença. A aparência é basicamente a mesma do IE7 com uma ligeira modificação. Vamos por o Internet Explorer 8 lado-a-lado com o Firefox 3 e ver qual dos dois é mais belo:


inter 8 firefo


Em minha opinião, o IE8 continua sendo mais belo que o Firefox, no entanto, o Firefox tem uma grande vantagem: você tem uma vasta gama de skins (peles) disponíveis para download, coisa que não acontece no IE. No IE você tem de aceita-lo como é. É muito fácil trocar seu tema no Firefox, e caso ainda prefira a aparência do IE, você também pode te-la em seu FF.


As novidades

O Internet Explorer 8 veio com poucas inovações se comparado aos seus concorrentes Firefox, Chrome e Opera, mas tem alguns adereços interessantes:


Os Aceleradores

Os aceleradores são pequenos menus que aparecem após selecionar um trecho de um texto. Eles te fornecem opções que variam de acelerador para acelerador, como, por exemplo, copiar um trecho direto para seu blog, para o Google, pesquisar no Wikipédia ou procurar a disponibilidade do produto em sites de compra. O único problema é que este é um recurso ainda muito novo, por isso não existem muitos aceleradores. A maioria dos aceleradores são para sites de compra online.

E o Firefox ficou pra trás nesse recurso? De forma alguma. Por padrão, o Firefox já vem com o recurso de pesquisa no Google, e inúmeros outros podem ser adicionados como: pesquise no Wikipédia, Mercado Livre ou Buscapé acessando rapidamente com o menu direito do mouse.


Barra de endereços e pesquisa

Perfecting your photoshttp://3.bp.blogspot.com/_2cgZ30AlRtA/Rjla70MkgLI/AAAAAAAAAAU/WduqOl66YkQ/s320/Firefox%2BSearch%2BBar.jpg


A barra de pesquisa do IE foi aprimorada, agora ela mostra sugestões com imagens, e pesquisa no histórico pelo que você estiver pesquisando até que você tecle Enter. Vamos ser sinceros: grande coisa. O Firefox já possui esse recurso praticamente desde sua origem. A barra de pesquisa do lado direito do IE agora está ligeiramente melhor do que a do Firefox. No entanto, a barra de endereços e de pesquisa do Firefox já tem esse recurso inteligente há muito tempo antes do Internet Explorer.


InPrivate


InPrivate ativado.Diferente do Google Chrome que praticamente expõe todo o seu histórico pra quem quer que use sua internet, o Internet Explorer 8 se preocupa com a privacidade. Eles bolaram uma ferramenta chamada InPrivate, um recurso que permite que você navegue em seus sites pornográficos sem que informações fiquem gravadas no histórico.

Pra ser sincero, esse também não é um recurso inovador. Tanto o Google Chrome já possuía esse recurso sob o nome de Navegação Anônima e o Firefox tem diversos add nos de anonimato, como o Anonymization (que infelizmente só funciona em versões antigas do Firefox) que tem exatamente o mesmo recurso.


Web Slices

A Web Slice previewO IE8 tem uma ferramenta interessante, o Web Slices. Ele é uma forma de acompanhar seus sites sem precisar visitá-los. A diferença é que ele te mostra uma fatia (slice) da página, sendo por isso uma ferramenta diferente dos feeds. Essa é de certa forma uma novidade que provavelmente foi feita baseada em Microformat.


O novo IE destaca a URL

url
Assim como o Google Chrome, o IE foca no nome do site, por exemplo, a url dessa matéria vai ficar destacado como infopix.net. Muitos dizem que esse também é um recurso presente no Firefox, pena que eu não consiga recordar.


O IE salva suas abas de forma que você possa voltar aos últimos sites fechados.

Os últimos sites visitados são exibidos no sistema de abas do IE. Grande coisa, isso já é recurso nativo do Firefox há anos atrás. E no Firefox você tem a opção de salvar ou não as páginas visitadas.


O novo IE trabalha melhor a visualização de páginas.

Veja como a Infopix é visualizada no IE7:

ie7
Veja agora no IE8:

ie8


Agora ela lê corretamente diversas páginas, assim como o Firefox já lia anteriormente. Mas, nem tudo são flores.
Algumas páginas ainda são melhores visualizadas no Firefox, principalmente blogs. No entanto, como muitos sites criam recursos baseados na plataforma IE, no Firefox eles podem não funcionar tão bem, vamos a mais um exemplo do Orkut: No IE enviar fotos para seus álbuns é mais fácil e rápido, o Firefox também não salva senhas do Hotmail.


Modo de Exibição de Compatibilidade


comp O IE8 também tem um recurso “Modo de Exibição de Compatibilidade”, porque como muitos sites foram feitas para browsers (navegadores) mais antigos, algumas páginas podem ser melhor visualizados em versões anteriores do IE.


Finalizando


O IE8 está mais rápido e mais seguro, você sente isso. Mas ainda não está tão veloz quanto o Firefox. Abrir uma nova aba, por exemplo, é tarefa instântanea para o Firefox, enquanto no IE isso demora uns poucos segundos. O IE8 tem novas ferramentas específicas para webdesigners (pressionando F12). Mas, ele tem poucas, ou nenhuma inovação, se comparado a raposa ou o Google Chrome. Muitos dos recursos deles são meras imitações dos concorrentes, que já dispunham dos serviços a muito tempo atrás. Então, de certa forma, não é que o IE8 esteja novo e sim que ele estava atrasado.


Mas por quê isso? Bem, acredito que a Microsoft deveria aprender com a Mozilla e o Linux. Eles são softwares feitos por milhares de pessoas ao redor do mundo, por isso, tem muito mais idéias e mais potencial de alcançar algo maior e mais inovador. Enquanto no IE ele é um browser acoplado ao sistema – você não pode desinstalá-lo – o Firefox e outros navegadores são livres para usar e desusar.


O IE também possui addons...para quem tem dinheiro. Enquanto no Firefox, além de ter muitas vezes mais add nos, eles são gratuitos. O único problema com os addons do Firefox é que, como ele está sendo constantemente atualizado, muitos addons se tornam incompatíveis com a versão.

O IE é um excelente browser, mas convenhamos, está muito longe de ser um Firefox.


Links

16 Responses so far.

  1. JaCoNa says:

    Num tem Internet Explorer certo... Sou mil vzs o Mozilla! xD
    Nossa seu blog eh taum... sei lah!! sahuashuas fico perdida, sei nd desse mundo! =/
    Passarei a visitar mais ;)

    bju

  2. Seu blog é muito bom cara você ta di parabens!!!!
    Fou estar sempre aqui!!!!
    Espero sua visita no meu http://ericritico.blogspot.com/

  3. Anônimo says:

    Nenhum dos dois. Chrome é melhor. Mai seguro (usa Sandbox), estável, rápido, clean.

  4. Anônimo says:

    "Diferente do Google Chrome que praticamente expõe todo o seu histórico pra quem quer que use sua internet, o Internet Explorer 8 se preocupa com a privacidade."

    Que amador... o Google Chrome possui esse recurso antes mesmo do IE8. E o pior é que vcs logo depois se contradizem:

    "Pra ser sincero, esse também não é um recurso inovador. Tanto o Google Chrome já possuía esse recurso sob o nome de Navegação Anônima"

  5. Guilherme says:

    puts não sei pq eu prefiro muito mais o mozilla firefox do que o internet. Bom esse seu post ajuda a avaliar melhor ambos os programas

  6. Pra computadores sem problema com gasto de RAM, recomendo o Firefox com os devidos addons - para os que querem salvar um monte de memória, recomendo o Opera.

    IE vai demorar pra ser páreo pro Firefox.

    E Otto, acho que tu foi um pouco infeliz metendo o Chrome no meio disso tudo =/ não era um post de comparação FFxIE? D: Enfim, ficou bom do mesmo jeito. Até mesmo com o erro encontrado pelo Anon acima. :D

    *Usando Firefox pra comentar*

  7. Otto says:

    Pyro e Anônimo

    Quanto a parte do InPrivate que falei sobre o Chrome, isso é exemplo de uma ideia má expressada. D:
    Deveria ter sido mais claro e menos controverso. O que quis dizer é que o Chrome realmente expõe o seu histórico para qualquer um, apesar de ter o Navegação Anônima.

    Mas realmente, deveria ter comentado menos sobre o Chrome ou pelo menos ter falado mais sobre outros navegadores como o Netscape e Opera, para o Chrome não ficar assim intrometido na história.

  8. Anônimo says:

    "O que quis dizer é que o Chrome realmente expõe o seu histórico para qualquer um, apesar de ter o Navegação Anônima."

    O Chrome expõe o seu histórico pra qualquer um? Como? E o IE não? Basta dar um ctrl+H, e seu histórico do IE está lá, exposto pra qualquer um.

    E outra, vc pode desativar aquela página de nova aba do Chrome, se quiser.

  9. Bani o IE depois que conheci o Firefox e isos já faz um bom tempo. Sempre gostei de usar dois navegadores e em paralelo com o Fire, já usei o Opera, Netscape, Flock ( somente alguns dias ) e hoje estou usando o Chrome ( excelente ).
    Eu tenho uma atipatia tão grande do IE que ele pode ser até o melhor navegador do mundo na opinião de várias pessoas ( menos na minha ) que eu não uso de forma alguma.
    O IE é pra mim, como o SBT, não faz a minha cabeça.

    Abraços

    Ps: Gostei muito do teu blog, já favoritei e incluí no Reader.

  10. Otto says:

    Oi, Jean. Obrigado pelo comentário. Não conhecia o Flock, vou dar uma olhada sobre ele.

    Na minha opinião o maior motivo do IE ser o navegador mais usado do mundo é porque ele vem acoplado ao sistema. Muitas pessoas nem sequer sabem que existem outros navegadores, ou mesmo outros sistemas operacionais porque estão tão habituadas a ver escrito "Internet Explorer", que o próprio nome dá a impressão de ser um serviço único.

  11. says:

    Otto, obrigada pelas informações. Enquanto a maioria dos internautas ainda estiver utilizando o IE7, preciso mante-lo para checar o desenho dos templates.

    Mas é bom saber que algumas coisas já começam a melhorar para os designers.

    Um abraço!

  12. Mike says:

    Cara, seu blog é muito bom, ele já tá no meus favoritos do FIREFOX a meses :). sobre o assunto, n sei o motivo q existem gente falando q o IE8 é o melhor do mundo, meu firefox tá comigo á 4 anos, e n vou fikar sem ele!!!

  13. Anônimo says:

    A M$ nunca foi reconhecida por fazer inovação alguma, não entendo por que a estranheza de não se encontrar novidade alguma no "novo" IE, que aliás nada mais é do que a cópia do Netscape.

    O Windows imitou o MacOS
    O Office baseou-se no Lotus Notes

    E se qualquer um postar o nome do programa que for lançado pela M$ eu posto o nome do que ela se baseou.

    Pirataria é crime quando vc copia o programa inteiro, mas se vc sabe programare copiar as idéias pode deixá-lo milionário !

  14. Anônimo says:

    O IE8 é o mais rápido
    Pesquisa feita pela UNESP (foram analisados alguns sites mais visitados usualmente pelas pessoas) analisou o ie8, o firefox e o chrome, o resultado foi que em 40% dos casos o IE8 foi o mais rápido contra 32% e 28% dos concorrentes. As abas tem que abrir mais rápido mesmo pois não tem a opção de abrir a página inicial na aba, como o IE8 consegue fazer. Assim vai abrir um página em branco (assim é muito fácil!).
    Até

  15. Guest says:

    ok...o post até que foi interessante. Mas alguém sabe dizer a diferença entre o IE 8  o Firefox no que diz respeito à leitura de CSS? O IE 8 está diferente do firefox e do próprio IE7 Alguém sabe dizer? Abs

  16. Guest says:

    ok...o post até que foi interessante. Mas alguém sabe dizer a diferença entre o IE 8  o Firefox no que diz respeito à leitura de CSS? O IE 8 está diferente do firefox e do próprio IE7 Alguém sabe dizer? Abs

Deixe um comentário

- Utilize esse espaço para comentar e fazer pedidos.
- Não serão aceitas propagandas ou ofensas.
- Nós não fazemos upload dos jogos, apenas indicamos onde ele se encontra.
- Responderemos seu comentário na medida do possível.
- Nenhum homem é uma ilha. Seu comentário nos motiva a continuar, portanto, não seja tímido.