por Anderson Alves Comentários

Óculos escuros, protetor solar, e muita água.

Hoje em dia não somos apenas nós que precisamos de cuidados com o aumento da tem
peratura. Além das catástrofes naturais, algo que até então estava passando despercebido, também temos de nos preocupar com a vida útil de nossos aparelhos, principalmente de nossos computadores. Imagine um dia quente, já parou pra pensar que se você está com calor, o quão quente deve estar o seu PC?

Algumas dessas perguntas estão sendo formulado na mentes dos gigantes da computação. Quem possui um computador atu
al provavelmente virá com um sistema onde após o computador atingir uma temperatura “X” ele se autodesliga (Geralmente 90ºC).

Os riscos da temperatura causaram algum problema no pc ganham cada vez mais colocação dentro da lista de problemas frequentes. E
quanto maior o risco, maior o prejuízo. Computadores de alta potência precisam de ainda mais cuidado, tanto que no caso dos servidores, os computadores são colocados em salas refrigeradas e secas para manter uma temperatura baixa e sem umidade.

Outras informações

Para ajudar o computador manter a temperatura em “K.O” dissipadores de ar lapidados são essenciais. Aqueles que tem dinheiro sobrando transformam as peças do PC em jóias, banhado-as a ouro. Mas, por que o ouro? O ouro é o minério que mais reflete o calor. Mas, calma, não comece a pensar “Ai meu Deus, vou começar derreter minhas alianças", que aí você arruma outro problema em casa.

Uma das soluções de testar se a temperatura ambiente na sua cas
a não está muito elevada é levar o computador para um cômodo mais arejado. Se perceber uma melhoria você pode estar precisando de coolers novos ou um dissipador mais potente. Se seu computador for um pouco antigo ou tiver alguns anos de uso, você pode estar verificando a pasta térmica, que fica entre o dissipador e o cooler do processador, que evita a passagem do calor.


Perguntas

P. Mas como vou saber a temperatura do meu computador?

R. Recomendo 2 opções, sendo a segunda melhor e mais fácil (Então pra que falar a primeira?)

1º opção: Quando o computador estiver inic
iando aperte DEL para entrar na Bios. Lá terá a opção Heal, é onde mostra a temperatura do processador para que você verifique a temperatura máxima e avalia com a temperatura atual.

2º opção: Recomendo
CoreTemp. Um programa simples, basta baixar e executar. Os especialistas dizem que a temperatura que um computador deveria trabalhar é de 30 ~ 35º, mas também admitem que hoje em dia essa é uma média difícil, sendo mais comum a média 40 ~ 45º, mas não tire os olhos da temperatura mesmo que esteja nessa média.

P. O Que e dissipador?

R. Dissipador é o conjunto de dissipação térmica, que fica acoplado ao processador. Um dissipador costuma ser um pedaço de alumínio ou cobre recortado, e uma ventuinha, que é um pequeno ventilador colocado sobre o dissipador de calor. Ele serve para eliminar o calor que o processador gera evitando que os minúsculos circuitos derretam.

P. Pasta térmica?

R. A pasta térmica é uma ajudante do dissipador. Fica entre o dissipador e o cooler, para ajudar ainda mais a reter o calor.



P.
E qual a média de preços de um dissipador, um cooler e uma pasta térmica?


R. Bom, todos os três, assim como qualquer outra coisa, podem variar bastante de valor. Isso depende bastante do desempenho e da marca que você procura. O preço varia deR$ 20,00 a R$ 300,00 reais.