por Otto Cerqueira Comentários

Você é um newfag da internet, está cansado de ser rickroll’d e não entende nada do que estou dizendo? Talvez seja hora de aprender os memes da internet.

Não sabe o que é um meme? Vamos a Wikipédia: "o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se". Passando isso para o mundo virtual, memes são modas que se tornam fenômenos online.

A lista é longa, muito longa. Vou abordar aqui o
s cinquenta principais memes da internet, assim você vai estar muito próximo de estar completamente por dentro das gírias virtuais. Bem, o meme David depois do Dentista já foi falado aqui, então restam apenas 49. A lista não está organizada em lista dos melhores ou mais conhecidos, e sim na ordem em que fui lembrando. Vamos começar com cinco deles já que ler 50 de uma vez cansa qualquer um.


All Your Bases Are Belong To Us

All your bases are belong to us (AYBABTU) é um diálogo do personagem Cats, que aparece no game Zero Wing do Sega Mega Drive. O engraçado é que essa é apenas uma fala que aparece na introdução do game, feita com diversos erros de transliteração do japonês para o inglês.

Por volta de 2001 a frase começou a ser usada em fó
runs de internet. Ganhou animações gifs e flashs, um videoclipe chamado Invasion of the Gabber Robots, versões modificadas, e passou a ser usado como spam na internet e fora dela.

Diálogo pobremente traduzido do jogo:
  • CATS: How are you gentlemen !!
  • (Como são cavalheiros !!)
  • CATS: All your base are belong to us.
  • (Todas as suas bases pertencem a nós.)
  • CATS: You are on the way to destruction.
  • (Você está no caminho para a destruição)
Se o diálogo fosse corretamente traduzido:
  • CATS: (You) Look busy, gentlemen.
  • (Vocês) Parecem ocupados, cavalheiros.
  • CATS: Assisted by the Federation Government forces, CATS has taken all of your bases.
  • (Auxiliado pelas forças do Governo da Federação, CATS tomou todas as suas bases.)
  • CATS: Your ship is about to meet its doom as well.
  • (Sua nave está prestes a conhecer o mesmo castigo)
Vídeo



Star Wars Kid

O dia era 4 de novembro de 2002 quando um jovem de 15 anos do Canadá, fanático por Star Wars, resolveu gravar um vídeo no estúdio da sua escola. No vídeo, ele empunhava uma vara e com ela imaginava um sabre de luz que usava para lutar contra um inimigo invisível com movimentos frenéticos e alucinantes, acompanhados por incríveis efeitos sonoros feitos com a boca.

A fita usada para gravar o vídeo era emprestada, após meses ela foi devolvida para o amigo que ao descobrir o conteúdo secreto, a compartilhou via peer-to-peer na internet. Assim, o coitado caiu nas desgraças da internet. Não demorou para que diversas edições do vídeo original fossem feitas.

O assunto virou polêmica em toda a internet. Não se falava em outra coisa. Atingia 500% nos motores de pesquisa. Diversos sites e jornais famosos como a New York Times falavam do novo fenômeno da internet.

No entanto, aos poucos os problemas por trás do vídeo começaram a aparecer. O novo Star Wars Kid era ridicularizado aonde quer que estivesse. Tornava-se impossível para ele continuar na mesma escola, mas mesmo após a mudança a situação não mudava. Tornou-se necessário levá-lo a uma clínica psiquiátrica para tratamento. Talvez seja necessário inclusive mudá-lo de nome. Dificuldades futuras podem surgir como impossibilidade de conseguir emprego ou fazer novas amizades.

Vídeo original


Versão 2.1


Compilação de vários vídeos


Numa Numa

No fim de 2004, Gary Brolsma gravou um vídeo de si mesmo dançando Numa Numa - nome popular para a música"Dragostea din tei" do grupo romeno O-Zone - e o publicou no Newgrounds.com. O vídeo do gordinho nerdando na cam era tão engraçado que se tornou hit atingindo milhões de exibições.

Gary teve problemas emocionais devido a sua fama inconveniente. Passou por uma fase de fuga social, recusava telefonemas, pedidos de entrevista ou qualquer outra forma de contato.

Felizmente ele se recuperou e voltou com um projeto novo, o New Numa, agora com patrocínio e tudo. Agora tem loja virtual, fez um concurso que premiou em US$ 45 mil a melhor paródia do novo vídeo e já tem um terceiro vídeo na web. Clique na imagem ao lado para ver o site oficial do Gary.



Numa Numa é o segundo vídeo fenômeno mais assistido depois de Star Wars Kid.

Chuck Norris Facts

As verdades de Chuck Norris (Chuck Norris Facts) surgiram por volta de 2005, com a criação de um website de mesmo nome que davam a ele ações completamente absurdas, para demonstrar sua superioridade, masculinidade, bem como qualquer qualidade que possa existir.

Chuck Norris aprova a Infopix?

Antes de Chuck Norris houve outros, como Vin Diesel Facts. Foi o programa de televisão Late Night with Conan O'Brien que fazia brincadeiras com Chuck Norris, parodiando principalmente a série Walker, Texas Ranger, que serviu de inspiração para a criação do novo website. Muitos facts eram repetidos de outros machos anteriores, mas foi Chuck Norris quem se tornou um fenômeno da internet. O herói online.

Alguns fatos de Chuck Norris:
  • Chuck Norris contou até o infinito, duas vezes.
  • Se você tiver cinco reais e Chuck Norris tiver cinco reais, Chuck Norris tem mais dinheiro que você.
  • Não há teoria da evolução, apenas uma lista de seres que Chuck Norris permitiu que vivessem.

Rickrolling

Rick Astley é um cantor que tem como maior hit a música Never Gonna Give You Up de 1987. O meme Rickrolling surgiu no 4chan, originalmente com o nome de Duckrolling, onde um link trapaça levava para uma imagem de um pato.

Diversas versões foram criadas, incluindo Bel-Air´d que mostrava uma imagem do Will Smith de Fresh Prince of Bel Air (Um maluco no pedaço, no Brasil). Uma das versões foi com Rick Astley que de alguma maneira vazou na web e tornou-se hit instantâneo por volta de maio de 2007.

Ainda hoje, diversas iscas camufladas levam a vítima para o vídeo de Rick Astley onde geralmente aparece a mensagem “You've been Rickrolled (ou Rickroll’d)”.
As iscas têm o estilo:
  • Juliana Paes fez um novo vídeo erótico que vazou na web, clique aqui para conferir!
  • Tá sabendo que o Google deixou vazar um código que permite ter informações sigilosas do Orkut de qualquer um? Clique aqui pra ver!